Minicursos

INSCRIÇÕES ENCERRADAS PELO SITE

DISPONÍVEL SOMENTE NO LOCAL DO EVENTO

01. Quem são, onde estão, o que fazem? Introdução à Primatologia

Ministrantes: MSc. Cristiane Rangel (IP/JBRJ), MSc.Tainara Sobroza e Aline Medeiros (INPA).

Objetivo: Fornecer subsídios teóricos para quem esteja iniciando seus estudos em Primatologia. Serão apresentados fundamentos básicos da ecologia, evolução e conservação de primatas, e abordada a atuação do primatólogo e a importância da conservação das espécies e seus habitats. A biodiversidade de primatas brasileiros, suas características, status de ameaça e distribuição geográfica também serão apresentados.

Número de vagas: 30

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

02. Análise exploratória de dados usando o R

Ministrante: Dr. Ítalo Mourthé (UFPA).

Objetivo: Iniciar estudantes/pesquisadores na exploração e manipulação de dados usando o programa R e demonstrar suas inúmeras potencialidades no tratamento de dados. Ao término do curso os alunos estarão familiarizados com a enorme capacidade gráfica e analítica do R, sendo capazes de realizar suas análises em um programa poderoso, altamente flexível e gratuito.

Número de vagas: 15

Observações: Ter notebook pessoal para utilizar durante o minicurso com o R instalado. O arquivo de instalação está disponível gratuitamente no endereço https://www.r-project.org/

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

03. Introdução à meta-análise e suas aplicações para a Primatologia

Ministrante: MSc. Juliana Monteiro de Almeida Rocha (LEAC/UESC).

Objetivo: oferecer uma introdução aos procedimentos de meta-análise de modo que os alunos adquiram o conhecimento básico necessário para planejar uma meta-análise e se aprofundar no assunto. O mini-curso será divido em 4 tópicos: 1- O que é meta-análise + breve histórico de estudos utilizando esta ferramenta; 2- Aplicabilidades da técnica com ênfase em estudos com mamíferos; 3- Como fazer uma meta-análise e interpretar seus resultados, e 4- Quais são os softwares utilizados + Exemplo prático no programa R.

Número de vagas: 15

CANCELADO

04. SIG em Primatologia: introdução ao uso do QGIS

Ministrante: MSc. Rafael Magalhães Rabelo (CENBAM/PPBio, RDS  Mamirauá, INPA).

Objetivo: Capacitar os participantes para a utilização do QGIS – um software de SIG que tem se popularizado por se tratar de um software livre. O minicurso, que tem caráter introdutório, irá abordar os seguintes tópicos: apresentação do software e funcionalidades básicas, o uso de complementos (plugins), adição, edição e processamento de camadas vetoriais e matriciais (raster), análises básicas para criação de mapas temáticos e topográficos, e composição de mapas.

Número de vagas: 20

Observações: Ter notebook pessoal para utilizar durante o minicurso com o QGIS instalado.  O arquivo de instalação está disponível gratuitamente no endereço https://www.qgis.org/pt_BR/site/forusers/download.html

CANCELADO

05. Métodos de coleta e análise de dados para o estudo da estrutura social em primatas

Ministrante: Dr. Marcos Tokuda (PZMQB)

Objetivo: Introduzir aos alunos as principais metodologias utilizadas nos estudos sobre estrutura social de primatas. Será apresentado e discutido o conceito de estrutura social, e os principais métodos de coleta e análise de dados. Além disso, o minicurso fará uma breve introdução sobre a análise de redes sociais, demonstrando sua aplicabilidade na descrição e análise das relações sociais.

Número de vagas: 20

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

06. Conceitos e métodos no estudo da comunicação vocal de primatas

Ministrantes: Dr. Francisco Dyonísio Cardoso Mendes (UNB) e Dr. Didier Demolin (Universidade de Sornonne).

Objetivo: Apresentar, de forma introdutória, o estudo de vocalizações de primatas, incluindo os seguintes temas: relevância da comunicação para animais sociais; particularidades da comunicação vocal de primatas; como gravar e analisar vocalizações; como anotar e interpretar dados sobre o comportamento e contexto das vocalizações. Espera-se que os alunos adquiram conhecimento básico sobre os principais conceitos e métodos utilizados em estudos sobre a comunicação vocal, capacitando-os a interpretar melhor a literatura especializada sobre o tema, e preparando-os para possíveis projetos no futuro.

Número de vagas: 20

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

07. Monitoramento acústico passivo e comunicação de primatas

Ministrante: Dra. Marina Henriques Lage Duarte (PUC Minas).

Objetivo: Apresentar o monitoramento acústico passivo como uma ferramenta para estudos com primatas, bem como os métodos de análises de gravações realizadas com equipamentos autônomos (Song Meter – WildlifeAcoustics). Este minicurso poderá ser composto de atividades teóricas e práticas.

Número de vagas: 20

CANCELADO

08. Botânica para primatólogos: abordagem florística, fitossociológica e fenológica

Ministrante: Dr. João Pedro Souza-Alves (UFPE)

Objetivo: Apresentar aos participantes alguns procedimentos de coleta de dados florísticos, fitossociológicos e fenológicos visando a aplicação adequada e a padronização dentro e entre diferentes estudos primatológicos. Apresentar técnicas de preparação de material botânico para herborização e análises estatísticas descritivas para a interpretação dos dados obtidos. Serão expostos aos participantes o método de parcela, quadrante e ponto-quadrante para amostragens florísticas e fitossociológicas. Também será apresentando o método quantitativo de Fourier e Armadilhas de sementes para verificar a disponibilidade de recursos dentro dos hábitats. A partir destes, será possível obter uma diversidade de dados relacionados (diversidade, densidade, frequência, dominância, área basal, e diâmetro do médio dos troncos), bem como a variação mensal das fenofases (frutificação, floração, sementes, folhas novas e maduras) da vegetação da área de estudo.

Número de vagas: 12

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

09. Anestesia e emergências em primatas

Ministrantes: MSc. Jefferson Farias Cordeiro (USP) e MSc. André Nicolai E. Silva (USP).

Objetivo: Abordar as principais particularidades relacionadas à anestesia e ao atendimento emergencial de primatas (novo e velho mundo), apresentando os seguintes temas: Particularidades da anestesia de primatas; Avaliação pré-anestésica; Protocolos anestésicos; Monitoração durante a anestesia; Recuperação anestésica; Dor e analgesia; Urgência ou Emergência? Atendimento do paciente emergencial; ABC ou CAB, afinal o que devo utilizar? Manobras de ressuscitação cardiorrespiratória; Manejo do paciente com trauma cranioencefálico.

Número de vagas: 30

Observações: Ser estudante ou profissional da área de medicina veterinária.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

10. Contribuições da cronobiologia para o estudo de primatas

Ministrante: Dra. Carolina Virginia Macêdo de Azevedo (UFRN).

Objetivo: Trazer as contribuições da cronobiologia para o estudo de primatas, abrangendo: 1) as propriedades dos ritmos biológicos de forma associada ao seu papel adaptativo, 2) a regulação da ritmicidade biológica, e 3) aplicações da cronobiologia ao estudo de primatas, discutindo os aspectos metodológicos referentes à organização temporal do comportamento em pesquisas realizadas em campo e cativeiro, desde as condições de manutenção à coleta e análise de dados.

Número de vagas: 20

CANCELADO

11. Introdução à ilustração científica aplicada à Primatologia

Ministrantes: Dr. Stephen Nash (Stony Brook University) e Luci Nash

Objetivo: Introduzir os participantes às técnicas de ilustração científica aplicada à Primatologia. Serão abordados temas como a história dos primatas nas artes e o uso de imagens nas campanhas de educação para conservação, e apresentadas e discutidas técnicas de ilustração (com ênfase naquelas aplicadas às publicações científicas). A segunda parte do curso será a parte prática de ilustração utilizando elementos naturais da área para representação.

Número de vagas: 15

Observações: Os participantes são estimulados a levarem seus materiais de preferência (papéis, lápis, tintas), bem como seus projetos gráficos. O curso será ministrado em português (slides e textos) e em inglês (discussões), com presença de membro da comissão do congresso para ajudar nas traduções.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

12. Febre Amarela: vigilância para primatólogos

Ministrantes: Marco Antônio Barreto de Almeida CEVS/SES/RS, Alessandro Pecego Martins Romano SVS/MS, Leandro Jeruzalinsky – CPB/ICMBio/MMA, Edmilson dos Santos CEVS/SES/RS

O minicurso de vigilância de febre amarela para primatólogos tem como principal objetivo atualizar sobre o conhecimento da doença, incluindo a chegada da do vírus nas Américas e sua adaptação ao ambiente natural; a participação de primatas no ciclo natural; os componentes da vigilância da febre amarela no Brasil, além de demonstrar as principais técnicas utilizadas em campo para a investigação.Serão discutidos os principais fatores relacionados com a doença e sua ocorrência em ambiente natural, envolvendo os Primatas Não-Humanos como hospedeiros naturais. Adicionalmente, serão apresentados os principais componentes da vigilância no sentido de instrumentalizar os interessados com as ferramentas da vigilância, desde a notificação de morte de primatas; a coleta de amostras para diagnostico; as técnicas de diagnóstico recomendadas; a rede de laboratórios de saúde pública; programas de vacinação humana; vigilância e controle vetorial além de outras.

Além disso, as noções de vigilância epidemiológica, de zoonoses e entomológica aplicada á febre amarela. Espera-se que, ao final do minicurso, os participantes estejam familiarizados com a vigilância da febre amarela como um passo na incorporação na rede nacional de vigilância de epizootias em primatas não humanos, contribuindo assim para a vigilância, prevenção e o controle da doença no Brasil.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS