Uso de Primatas não humanos em Campanha Publicitária da Gol Linhas Áereas
A Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr) tomou conhecimento recentemente da campanha publicitária “Mês do Cliente” da GOL Linhas Aéreas S.A. (ver anexo abaixo), com relação à promoção de passagens, em que é veiculada a imagem de três macacos-de-cheiro sobre a cabeça e braços de uma pessoa aparentando felicidade. Esse tipo de peça publicitária transmite a mensagem, equivocada e enganosa, de que a proximidade entre animais silvestres e seres humanos é positiva. Contudo, essa proximidade pode ser de extremo risco para ambos.
O Brasil é o país com a maior diversidade de primatas do mundo (140 espécies), com os mais belos e distintos animais espalhados por todo o território nacional. A SBPr reúne centenas de cientistas, de diversas áreas profissionais que se envolvem com pesquisa e conservação dos primatas brasileiros. Entendemos que os primatas brasileiros têm um enorme potencial turístico para sua observação em ambientes naturais. De forma que, recentemente, a SBPr aderiu a um esforço internacional, liderado pelo Grupo de Especialistas em Primatas da União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN, de divulgar as boas práticas para o “Primate Watching” ou “Macaquear”. Junto a empreendimentos turísticos, autoridades locais e nacionais, instituições internacionais, e outras entidades da sociedade civil, buscamos divulgar as formas mais éticas e sustentáveis de se observar a belíssima diversidade de primatas do Brasil. Este mesmo grupo de especialistas já elaborou o documento ”Diretrizes de Boas Práticas para Imagens Responsáveis de Primatas Não-Humanos”, que discorre com profundidade sobre os impactos negativos da exposição na mídia de macacos em proximidade com humanos.
A SBPr tem alertado para os inúmeros desafios que a coexistência entre humanos e macacos nos impõe. Colecionamos inúmeros relatos de pessoas que já sofreram mordidas e arranhões, com lesões graves que requerem tratamentos médicos. Ademais, existe alto potencial de transmissão de zoonoses em situações de muita proximidade entre macacos e humanos. Por exemplo, a herpes humana pode ser fatal para saguis. Por outro lado, macacos sofrem perseguições em decorrência de campanhas de mídia que veiculam informação falsa e os culpabilizam, erroneamente, por surtos de doenças como, por exemplo, febre amarela e varíola-M. Além disso, desaconselhamos o uso midiático de macacos em situações que os retratam como animais de estimação e/ou humanizados, o que estimula esses comportamentos que colocam a população humana e de macacos em risco.
Sabemos que a GOL Linhas Aéreas S.A. tem buscado mitigar os impactos negativos ao meio ambiente, possuindo uma política de sustentabilidade e ESG. Visando atender a essa demanda da empresa e diante do exposto acima, a SBPr convida a GOL Linhas Aéreas S.A. a aderir aos nossos esforços de estimular o turismo de observação de primatas, e promover o “macaquear” com responsabilidade ética e ambiental, preservando a saúde humana e dos animais. Solicitamos, gentilmente, que peças publicitárias com imagem de primatas interagindo diretamente com humanos não sejam autorizadas ou aprovadas pela empresa. Sugerimos a imagem de pessoas observando macacos de longe com o uso de binóculos, por exemplo.
Por fim, nos colocamos à disposição para colaborar em campanhas que promovam o turismo sustentável, e que estimule a observação responsável da nossa fauna como ferramenta para sua conservação.
Sinceramente,
Profª. Drª. Patrícia Izar
Presidenta da SBPr
A carta em PDF, com as imagens, pode ser baixada aqui: Carta aberta SBPr_GOL_2023.
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