O trabalho em cima do site novo está a todo vapor! Que trabalheira. Essa etapa inicial requer estreito relacionamento entre o desenvolvedor e o contratante. Temos que saber o que vamos pedir.
Entramos em contato com várias empresas em 2018. Algumas nem se deram ao trabalho de responder com o orçamento, outras pediram um valor muito alto. Mas, principalmente, a maioria nos deixava muito amarrados e dependentes deles, através de anuidades obrigatórias e hospedagem em servidor próprio da empresa, e também apenas eles poderiam publicar ou atualizar o site. Isso é o principal fator que gera descontinuidade no site da SBPr através das diferentes gestões e descontentamento por demora na resposta.
Em fevereiro de 2019 enfim encontramos uma empresa que cobra um preço justo, faz o desenvolvimento de forma conjunta e nos deixa bastante independentes depois que o site é criado e aprovado. O ambiente do WordPress facilita bastante o trabalho de independência e essa empresa aceitou trabalhar assim. É a Dotes, através do Luiz Jr. Fernandes. E já começamos a trabalhar!
Passo 1: Tirar o site anterior do ar. Pagar a anuidade 2018/2019 da empresa responsável anterior. Solicitar todos os arquivos, para não precisar criar tudo do zero, e ainda de quebra manter os dados dos sócios no sistema (assim eles não precisam digitar todas as informações de novo, basta conferir e atualizar).
Passo 2: Contratar hospedagem no Dreamhost. O pagamento da anuidade só pode ser feito por cartão de crédito. A SBPr não possui cartão de crédito. Então acertamos com o desenvolvedor para incluir o valor do procedimento com o provedor de hospedagem no valor global da nota fiscal deles. Para esse 1º ano resolve. Para os próximos precisamos resolver isso!
Passo 3: Pagamento de 50% do valor da empresa desenvolvedora + hospedagem.
Passo 4: Recuperar os dados do Registro.br para redirecionar o DNS do site pro provedor novo. O ID da Cris só tem autoridade de cobrança. O ID que possui o acesso pra mudar o DNS é do Gerson Buss. Mas a Cris tem esse ID também, foi só recuperar em e-mails antigos. E assim o domínio da SBPr foi configurado, e o domínio primatologia.org.br ficou devidamente configurado pra redirecionar ao sbprimatologia.org.br.
Passo 5: Aproveitar informações e histórico anterior! Os conteúdos tanto do site criado pela gestão de Manaus quanto da gestão de Brasília foram baixados para o computador local. Depois, foram analisados quanto ao aproveitamento pra assim proceder à importação. Na sequência, foi aplicado tudo que foi extraído de lá primariamente para montar o ambiente de produção dessa nova versão.
Foi um trabalhão. Esse processo todo levou mais de um mês com o desenvolvedor trabalhando em conjunto com a Cris, membro da diretoria que entende um cadinho de programação em WordPress. Vamos aguardar os resultados!
Sem Comentários